📝 ARTIGOS

Metais pesados em águas superficiais em um estado da Amazônia Brasileira: uma revisão integrativa

Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura sobre a presença de metais pesados em rios na região amazônica do estado do Pará. O objetivo foi compreender cronologicamente a situação da contaminação por metais traço, avaliando seus impactos na qualidade da água, nos ecossistemas e na saúde pública. O desenvolvimento industrial, agrícola e urbano tem causado efeitos negativos nos rios paraenses, contribuindo para a degradação dos recursos hídricos.

A pesquisa adotou uma abordagem descritiva, qualitativa e quantitativa, com buscas na literatura de artigos publicados entre 2005 e 2023. Foram considerados estudos com evidências sólidas, de acordo com os parâmetros recomendados pelas resoluções 274/2000 e 357/2005, e pela portaria 888/2021 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Os resultados foram apresentados por meio de estatísticas descritivas.

Os resultados indicam altas concentrações de Pb, Cu, As, Cd, Cr e Hg, sendo que Pb e Hg se destacaram, presentes em 60% dos estudos realizados em diferentes ambientes aquáticos nos últimos 20 anos no Pará. Esses dados evidenciam os principais impactos ambientais causados por fontes poluidoras nos rios da região.

O estudo contribui para evidenciar a escassez de pesquisas sobre o tema na Amazônia paraense e para oferecer uma compreensão mais ampla do uso do solo na região, correlacionando-o à contaminação das águas superficiais por metais pesados. Os achados têm relevância socioambiental e científica, fornecendo informações importantes sobre os níveis de contaminação e a frequência de metais pesados nas águas superficiais do estado do Pará.

Artigo Completo


Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário